terça-feira, 16 de outubro de 2007

POST DE ESTRÉIA: "HAMBURGRAVATA"

A seguir, publico a receita já divulgada no blog de meu amigo Gravata, que ajudou a montar o "Cozinha e Conversa":

* * *

HAMBURGRAVATA

Ingredientes:
- 3 quilos de fraldinha limpa e moída
- 2 ovos
- 2 pacotes de sopa de cebola

Acompanhamentos:
Pão com Gergelim
Cream Cheese
Tomates Frescos

Preparando o Hambúrguer
Uso a fraldinha porque é uma peça saborosa e 'marmorizada'; ou seja, ela tem tanto a dose certa de gordura como também um ótimo sabor. Muitos usam o 'patinho', que não é nem bom na gordura, nem tem muito sabor.

Outra burrice é usar a picanha. Hambúrguer de picanha é pega-trouxa de lanchonetinha descolex. Fujam dessa arapuca! Aliás, como já sabemos, picanha é o corte favorito de quem não entende nada de carne.

Voltemos à fraldinha...

Como o açougue raramente tem a peça limpa, você precisa pedir ao açougueiro que tire a gordura. Não caia na besteira de avisar que vai moer. Nada disso. Se você avisa, ele limpa de qualquer jeito.

Você fala que quer a frandinha bem limpinha e pede pro camarada caprichar na extração da capa de gordura. Somente depois que estiver pronto o serviço, pede para moer.

Importante: é para moer só uma vez. Se não, estraga a textura do hambúrguer.

Esses três quilos de fraldinha limpa e moída serão amassados junto com dois ovos inteiros e dois pacotes de sopa de cebola (favor não usar aquela que vem com macarrãozinho, tá?; e eu não chego a usar dois pacotes inteiros, mas um pouquinho mais do que 1,5).

É melhor usar pacote de sopa, porque daí não fica aquela casca queimadinha de quando se usa a própria cebola. A sopinha, por sinal, acaba salgando e temperando o hambúrguer.

Amasse tudo com vontade, sem qualquer medo de ser feliz. Só pare depois que ficar bem homogêneo.

Para modelar o hambúrguer, use uma forma de plástico, à venda nas melhores lojas de R$ 1,99. O legítimo "Hamburgravata" é bem grosso. Então, se quiser me imitar, trate de encher a forma até o talo.

Você aperta bem forte, depois vira o hambúrguer e aperta de novo. E pronto. Vá colocando os hambúrgueres num 'tupperware', divindindo os 'andares' com pequenos plásticos (se quiser levar ao freezer, p.ex., isso facilitará sobremaneira na hora de descongelar).

Preparando os Acompanhamentos
O cream cheese, logicamente, já vem preparado. Trate apenas de usar uma marca boa (de preferência, o famoso Philadelphia). É melhor do que maionese, por ser mais gostoso e mais saudável.

A coisa complica um pouco no preparo do tomate. Use o 'italiano brasileiro', ou seja, aquele que é daqui mesmo, mas 'tipo italiano' (meio pontudinho, sabe qual?).

Lave os tomates, abra-os e retire todas as sementinhas. Depois corte-o em quatro pedaços. Faça isso, sei lá, com uns dez tomates. Daí, o negócio é triturar tudo (use um bom processador). Depois de triturado, deixe sobre uma peneira, para escorrer bem a água.

Em vez das manjadas rodelas de tomate, o "Hamburgravata" tem tomates triturados. Bem melhor. Soube até de algumas lanchonetes que fazem isso (obviamente, começaram a fazer isso depois de mim... :D).

Preparando o Lanche
Em vez de fritar, trate de grelhar seu hambúrguer. Eu uso "George Foreman", porque ele dá aquela prensada e mantém a 'integridade física' do negócio.

Cada um come do jeito que quiser, mas eu prefiro quando dá aquela semi-tostadinha por fora, mas ainda assim fica meio rosadinho por dentro. Essa é uma das vantagens do "hambúrguer grosso".

Abra o pão (dãããã); num lado, passe bastante cream cheese; no outro, pingue um pouquinho de molho inglês e depois coloque um punhado de tomate triturado.

Por fim, coloque o hambúrguer e feche os pães. Está pronto o...


Olha só que beleza!

4 comentários:

Guilherme Mansueto disse...

Olha, querida Aline, eu morei 10 anos em Sorocaba e aprendi com perfeição todas as técnicas de como se fazer um excelente churrasco. Como churrasqueiro profissional, eu aprovei sua receita! Muito simples e bem explicado, com dicas e tudo mais. No próximo churrasco irei usar minhas habilidades para fazer o hamburgravata e lhe adianto, será um sucesso!

Um grande beijo! Se precisar de uma entrevista para dar receitas de churrasco, abacaxi com mel no espeto, etc, fale comigo! Estou à disposição!

Guilherme Mansueto disse...

DJE DJE DJE DJEEEEEEEEE

Anônimo disse...

Nossa, deve ficar uma delícia! Mas pelo jeito fica enorme?! Quantas pessoas serve um Hamburgravata?
Adorei a receita!

Unknown disse...

Hummmm ... Aline pela foto minha boca salivou ... deve ser muito gostoso ... Também estou impressionado com o tamanho ...

Muito bonito o blog ..