quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A moral do leite está baixa!

*MATÉRIA FAST-FOOD*

Depois da crise o leite perdeu mesmo a moral que lhe restava, está falado, aliás, MAL falado. As pessoas não perdoam mais, todos muito cautelosos nos supermercados, verificando data de validade e número de lote (como se entendessem ou soubessem os números dos lotes contaminados, mas enfim, estão olhando), virando e revirando as caixinhas de cabeça para baixo.


Hoje no fim da tarde eu fiz uma pequena apuração na padaria aqui em frente ao meu condomínio, perguntei para oito mulheres e três homens se eles continuam comprando o mesmo leite que consumiam antes da crise, os resultados foram os seguintes:


-das oito mulheres, exatamente a metade me disse que sim, a crise fez com que elas mudassem a marca do leite.


-dos três homens, apenas um alegou que agora passou a prestar mais atenção nas marcas que compra: “Eu comprava qualquer um, vou pelo preço mesmo, sabe? Mas tem uns nomes aí que todo mundo falou que é ruim, então vou tomar mais cuidado, né? Tem que prestar mais atenção nisso!” Explicou César Teixeira, de 46 anos.


Ao mesmo tempo em que César me respondia, uma senhora prestava atenção e logo emendou: “Ai, eu também vou pelo preço, nem tenho uma marca fixa, só compro essa, às vezes eu comprava alguns mais baratos que até saiu o nome na tevê. Agora não pego mais não!” (Alina Souza, 56 anos).
Assim como Alina, as outras três mulheres que mudaram as marcas, apresentaram o mesmo caso, de sempre comprar diferentes marcas, e agora riscar alguns nomes da lista. Nenhuma comprava somente uma determinada marca e depois da crise mudou para outra.


Da outra metade entrevistada (a que não mudou com a crise), os costumes foram mantidos e elas continuam consumindo o mesmo leite de sempre:

* ”Em casa só entra Batavo, não sei muito sobre a crise, mas não cheguei a ver nada da marca, então vou continuar comprando.” (Elisabeth, 37 anos);

* “Não mudei nada não, tomo aquele Elegê mesmo, está bom.” (Marta Dragaud, 49 anos);

* ”A única marca que eu não compro mesmo é a Parmalat. Desde que começaram a falar, lembra que estava quebrando? E toda aquela história...tudo...então, desde aquela época eu já não compro mais, mas isso é de antes dessa crise de agora.” (Ivete Silva, não divulgou a idade).

A Parmalat inclusive é uma das responsáveis pela baixa moral do leite, está entre as três envolvidas nas suspeitas de alterar o leite com água oxigenada, soda cáustica e outras substâncias, juntamente com a Centenário e a Calu.
Está rodando na televisão um comercial/retratação/tentativa de dar uma melhoradinha nas coisas estrelado pela excelentíssima Hebe Camargo. Pois é, usando a credibilidade da apresentadora, a Parmalat alega que “o conteúdo dos lotes examinados não apresenta nenhum risco iminente à saúde” e com o poder da palavra Hebe pede que todos continuem tomando o leite que “há trinta anos tem credibilidade no país” (palavras de Dona Hebe).
Será que isso vai adiantar alguma coisa?



Bom, não estou aqui muito preocupada com a Parmalat, que eu particularmente não gosto (inclusive quando criança eu comecei a pegar birra com a marca, já que todos tinham a tal coleção enorme com aqueles bichinhos, e eu nunca tive nenhum! Desculpem, foi só um desabafo), mas sim, preocupada com o restabelecimento da virtude e da moral do leite nesse país.
Afinal, um nobre composto nutritivo líqüido, produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos para a alimentação dos seus filhotes não é qualquer bebidinha não, e merece estar sempre em alta.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Buuu

Nossa sem comentarios p sua matéria além de muito divertida tem informação.

Bjinhos

Unknown disse...

Medo... muuuito medo do leite! Heheh
Essa camapanha da Hebe ainda desconheço... mas será que ela seria a pessoa certa pra passar segurança a respeito da situação do leite?... Não sei...

Unknown disse...

Ótima idéia de falar sobre esse caso do leite! Muito bom seu post de hoje! Parabens de novo!

Anônimo disse...

Minha sorte nisso tdo eh que soh posso tomar leite em po...tenho alergia ao leite normal!!
Mas parabens pelo trabalho e entrevistas!
Bjosssss

André Angrizanes D'Ugo disse...

Mais uma matéria que eu adorei!
O tema "Leite" está bem em alta agora, achei ótimo em um blog de universitários mackenzistas esse tema aparecer!

Assisti ao comercial estrelado por Hebe Camargo mas a única coisa que pensei quando vi foi a seguinte: "ISSO MUDA ALGUMA COISA ALÉM DO BOLSO DA HEBE?"

Eu acredito que não!

Parabéns pelo tema e pela matéria!