sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Abuse das frutas no verão

Durante o verão, as frutas estão entre as opções mais recomendadas para o consumo diário, especialmente no café-da-manhã, como sobremesas ou nos intervalos entre as refeições, em razão de suas inúmeras qualidades do ponto de vista nutricional. Não é aconselhado substituir refeições apenas por frutas porque a quantidade consumida será muito grande e a alimentação ficará pobre em outros nutrientes, como proteínas.
Possuem baixo valor calórico, teor elevado de água, presença de vitaminas e minerais, grande quantidade de fibras, fontes de energia e ocasionam uma rápida digestão, por isso as frutas alimentam, dão energia e regulam o funcionamento do intestino. São compostas basicamente de água (80%), que mata a sede e hidrata o organismo.



O calor pede frutas com grande concentração de água, como melancia, abacaxi, melão e ainda as cítricas laranja, acerola e goiaba (fontes de vitamina C). Podem ser consumidas em seu estado natural ou depois de preparadas, seja em sucos, doces, conservas ou dessecadas.
Não há nada melhor do que tomar um suco natural geladinho quando o clima está muito quente, por isso existem sucos para todos os gostos e necessidades. Existem aqueles que melhoram a disposição, os que acalmam, os refrescantes, os antioxidantes, e por aí vai.
Pesquisas revelam que comer mais de uma fruta ao dia já reduz em 20% o índice de mortalidade.
As frutas com melhores valores nutricionais são: laranja, morango, melão, pêssego, nectarina e uva.
Diversas informações, dicas e explicações sobre frutas podem ser obtidas no site: www.todafruta.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Ehh tenho pessimo costume com frutas...fazem um bem danado...
Mto boa a materia Mah!!!
Bjoss